segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mais curiosidades...

O Sinal da Promessa

O sinal escoteiro é feito levantando a mão direita com a palma para a frente, o polegar pousado sobre a unha do dedo mínimo e os outros dedos esticados e apontados para cima. O sinal da Promessa, com a mão direita na altura do ombro e com o ante-braço na posião vertical, é usado apenas na cerimônia de promessa. Os dedos se apoiam, o maior sobre o menor, simbolizando que mesmo os escoteiros mais distantes são unidos e que o mais forte defende o mais fraco.

O Lema escoteiro

O lema do movimento escoteiro é Sempre Alerta. Significa que todos estamos Sempre Alertas para tudo que acontecer ao nosso redor. Estamos prontos para ajudar aqueles que precisarem da nossa ajuda, alertas para impedir que um mal aconteça com nosso próximo e principalmente alerta com para ajudar a nós mesmos. O Escoteiro não é bobo!

A Saudação Escoteira
Todos os portadores do distintivo escoteiro (recebido no momento da Promessa) fazem a saudação uns aos outros, quando se encontram pela primeira vez no dia. O primeiro a ver o outro é o primeiro a saudar.Os escoteiros fazem também a saudação durante as cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.Na saudação, a posição dos dedos é igual ao sinal escoteiro, mas a mão toca ligeiramente a fronte do lado direito.

O Distintivo Escoteiro

O símbolo escoteiro é a flor-de-lis que aponta o Norte nos mapas e nas bússolas. É o distintivo do Escoteiro, porque aponta na direção certa, para o alto. Mostra o caminho do cumprimento do dever e da ajuda ao próximo. Suas três folhas, também, lembram os três itens da Promessa.

Nenhum comentário: